Terapia das pedras quentes.


Muito utilizada no inverno, a terapia com pedras quentes é uma massagem feita com pedras de basalto quentes em todo o corpo. Ela auxilia no relaxamento muscular e  alivia o estresse acumulado durante a correria do dia a dia.

A terapia das pedras quentes é milenar, e os chineses a utilizam desde antes da dinastia Shang, ou seja, cerca de 2000 – 1500 A.C., já se usava as pedras quentes para aliviar músculos cansados.

Em um ambiente tranquilo e relaxante, é feita uma massagem em todo o corpo com bastante óleo e, na sequência, o terapeuta realiza também uma suave massagem com a pedra aquecida deixando-a na pele durante alguns minutos, em pontos específicos do corpo, chamados de pontos-chave de acupressão.

 

Confira 11 benefícios da terapia com pedras quentes para a sua saúde:

·         Relaxamento profundo;

·         Eliminação de gordura e combate à celulite;

·         Aumento da circulação sanguínea;

·         Revigora o tônus muscular;

·         Melhora no fluxo da energia vital;

·         Estimula os processos fisiológicos, como respiração e digestão;

·         Aumento da drenagem linfática;

·         Alívio de dores musculares;

·         Diminuição do estresse e tensões;

·         Aumento do bem-estar;

·         Melhora na mobilidade das articulações;

As pessoas que recebem a terapia das pedras quentes sentem-se recarregados energeticamente, o que aumenta a capacidade para trabalhar mais e melhor, e por períodos mais prolongados. 

Muitas pessoas se sentem confortáveis com o calor das pedras e assim conseguem relaxar mais profundamente. A terapia com pedras quentes é bastante indicada para pessoas que sentem frio e também possuem tensão muscular, e por isso, preferem uma massagem mais suave.

Desta forma, o calor relaxa os músculos, o que permite que o massoterapeuta trabalhe a musculatura de forma mais suave, sem colocar muita pressão nos movimentos.

Curiosidade

Você sabia que existem outras culturas que adotam a Terapia das Pedras Quentes no banho?

Os russos, por exemplo, distribuem as pedras no fundo da banheira e deitam sobre elas com o objetivo de absorver a energia que vem delas. Outro exemplo é uma ordem de monges japoneses que usam as pedras aquecidas no abdômen, após cada refeição, para facilitar a digestão.

Para quem a terapia das pedras quentes é indicada?

Todas as terapias possuem suas indicações e contraindicações. Não é diferente com a Terapia das Pedras Quentes.

A massagem com pedras quentes está contraindicada para indivíduos com asma aguda, cistite aguda, infecções agudas, ferimentos, doenças de pele, câncer e na gravidez.

Massagem ainda não é recomendada para:

Massagem nunca deve ser feita sobre contusões, pele inflamada, ferimentos, tumores, hérnia abdominal e áreas com fraturas recentes;

            Pessoas com doenças de pele infecciosas, rash ou feridas abertas;

 Após cirurgias;

Logo após sessões de quimioterapia ou radioterapia, a menos que seja recomendado por seu médico;

            Pessoas propensas a coágulos sanguíneos. Existe o risco dos coágulos se soltarem. Se você tem algum tipo de doença cardíaca verifique com seu médico se há alguma restrição para este tipo de massagem;

Mulheres grávidas devem sempre consultar o médico antes de receber massagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog